PSICOLOGIA INFANTIL

     Muitas vezes não entendemos nossas crianças mas percebemos que pode haver algo errado com elas. Algumas vezes você pergunta o que ela tem e ela diz que não é nada, olha para baixo, sai correndo ou simplesmente fica olhando para você sem dizer uma só palavra. Isso pode te apavorar, você pode se sentir a pior mãe do mundo, pois afinal de contas você imagina que deveria conseguir ajudar seu filho em todos os momentos sobre todas as questões. Mas não é bem assim, criança não vem com manual de instruções e sua forma de comunicar que algo não está bem pode ser diferente da forma que os adultos entendem – mesmo porque a maioria das vezes a própria criança não sabe o que está errado, mas sente um desconforto que não compreende.

 

     Esse desconforto pode vir do fato de estar sendo agredida por outras crianças na escola, ou a professora a está ignorando na sala de aula, pode haver algum adulto molestando-a, ela pode ser mais sensível e insegura que a maioria e sentir muita falta da mãe mesmo se distanciando por períodos curtos, ela pode estar se sentindo negligenciada em casa mesmo e você não percebe pois a considera tão “boazinha” e fica feliz por ela brincar horas sozinha.     

 

     Enfim, a lista das possibilidades do que pode estar acontecendo são enormes.

 

QUAIS COMPORTAMENTOS SÃO INDICADORES NA NECESSIDADE DE TERAPIA INFANTIL (PSICOLOGIA INFANTIL)

 

     As possibilidades são muitas, seguem alguns exemplos:

  • Recusar-se a ir a escola repentinamente

  • Chorar em demasia

  • Dificuldade em acompanhar as tarefas escolares

  • Excesso de necessidade de contato com a mãe ou pai

  • Recusa em estar próximo de uma pessoa específica

  • Comportamentos agressivos repentinos

  • Demora em falar ou andar

  • Xixi na cama

  • Pesadelos

  • Pedidos frequentes para dormir com os pais

OS PAIS PRECISAM APRENDER A PSICOLOGIA INFANTIL?

     Creio que alguns pais ficam angustiados com a ideia de serem "psicólogos" perfeitos de seus filhos, mas pode ser que a compreensão do que se aplica a seu filho já pode ajudar. O universo infantil é extenso e complexo, cada caso é um caso totalmente diferente do outro. O que deu certo com o filho do vizinho não significa que dará com o seu. Os sintomas que o coleguinha apresentou pode ter sido originado por problemas muito diferentes do que o seu filho está passando.

Agende sua consulta >> Ligue para (51) 99595.1500 ou clique aqui <<

 

COMO A PSICOLOGIA INFANTIL AJUDA A CRIANÇA

     O psicólogo infantil, além de sua vocação para lidar com crianças, trabalha no sentido de oferecer um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida. A forma de falar, o tom, as palavras que ele usa são todas elaboradas para criar um ambiente de confiança onde a informação sobre o que se passa com a criança seja colhida da melhor forma possível. Por exemplo, se você perguntar se ele está chorando porque o coleguinha bateu nele é possível que ele responda que sim, mesmo que não seja esse o motivo, pois se alguma vez algum coleguinha já deu algo parecido com tapinha e, ao ouvir esta pergunta, ele poderá lembrar deste episódio e poderá responder que chora devido ao coleguinha, mesmo que este tapinha não tenha a nada a ver com o choro atual.

 

     A psicologia infantil poderá ajudar esta criança a se restabelecer de forma mais saudável e também poderá orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

 

     Quando procurar psicólogo infantil? Comportamentos com os quais os pais não se sentem seguros em lidar, tristezas, ansiedades, etc, podem ser indício de que a ajuda de um psicólogo infantil seria bem vinda.

ATENDIMENTO ONLINE

     Este serviço não é um tipo de psicoterapia, e sim uma orientação focada e breve em um problema pontual, extremamente eficiente para quem deseja resolver uma situação emergente.
     Esses procedimentos e atendimentos só podem ser realizados por psicólogos, devidamente inscritos nos seus conselhos de classes.
     O atendimento online tem o amparo e está regulamentado pela Resolução CFP nº 011/2012.


Internet X Consultório

     O atendimento psicológico via internet não é psicoterapia e não substitui a psicoterapia feita em consultório. O atendimento online tem como principal objetivo prestar ajuda em problemas específicos, de forma focada e breve. O trabalho via internet é chamado “orientação psicológica”. Casos que precisarem de psicoterapia ou de acompanhamento por um tempo maior são encaminhados a profissionais que atendem em consultório.

Ética Profissional e Sigilo

     O atendimento psicológico online segue todas as normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo, na qual seguimos rigorosamente. Garantimos o sigilo das informações prestadas. Nada do que for relatado aos psicólogos será publicado ou levado ao conhecimento de qualquer outra pessoa. Todos os dados informados serão mantidos em sigilo e nenhuma das informações prestadas será divulgada sem a sua autorização.

     Todos os dados informados serão mantidos rigorosamente em sigilo, mediante a criação de senhas para acesso aos registros/arquivos dos prontuários, que serão mantidos pelo profissional. Nenhuma das informações prestadas pode ser divulgada sem a autorização do cliente. Os dados e relatos são de interesse apenas e, tão somente, de construir o atendimento/orientação psicológica, sendo impróprios a qualquer outra finalidade. O sigilo das informações trocadas entre o cliente e o psicólogo é previsto pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Anti-vírus e Windows Defender Firewall são utilizados para garantir a proteção das informações dos atendimentos.


Quais os cuidados necessários que devo ter?

     Para realizar os atendimentos online são necessários alguns cuidados, como:
 

  • Não informe a outras pessoas suas senhas pessoais de e-mail ou dos programas de mensagens instantâneas que utiliza.

  • Mantenha sua senha em sigilo, não a deixe gravada no computador.

  • Desative as opções de “salvar senhas” do seu navegador.

  • O programa Skype guarda todas as mensagens que são trocadas entre os usuários. Desative a opção de guardar histórico desse programa.

  • Se o seu computador for utilizado por outras pessoas, lembre-se de não deixar o seu e-mail e Skype abertos.

  • Utilize computadores pessoais e não públicos.

  • Evite utilizar computadores públicos, cyber-cafés, lan-houses, computadores de sua faculdade, computadores utilizados em seu trabalho a não ser que sejam de uso pessoal com uso de headset (fone de ouvido com microfone).

  • Mantenha seu antivírus atualizado.


Quem pode ser atendido?

     O atendimento psicológico online é destinado a maiores de 18 anos à pessoas de qualquer lugar do Brasil. O atendimento a adolescentes só pode ser feito mediante autorização por escrito de um dos pais ou responsável. Como faço para ser atendido?

     No link contato, envie uma mensagem solicitando um atendimento personalizado. Enviaremos imediatamente à você as datas e horários disponíveis para atendimento. Lembramos que este primeiro contato é gratuito e configura-se em uma triagem, onde serão esclarecidos todos os procedimentos para a realização do atendimento online (agendamento, pagamento, privacidade e duração).


Custo e duração

    O valor de cada sessão de atendimento via programas de bate-papo/chat serão combinados entre o psicoterapeuta e você. Cada sessão de atendimento online tem a duração de 45 min.

     Normalmente as orientações são feitas em uma única sessão. Caso sejam necessárias mais sessões, a duração máxima para o atendimento psicológico online é de 20 sessões. Se for necessário mais tempo, você será encaminhado à psicoterapia em consultório.


Triagem

     O primeiro contato não será cobrado, pois será neste momento que conversaremos sobre o funcionamento, esclareceremos dúvidas e iniciaremos uma avaliação do caso para melhor indicar o tipo de abordagem do problema.​​​​​​​

Logo Whats.png
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey G+ Icon

© 2015 Mentoria de Pais  |  Márcia Girardi  |  Todos os Direitos Reservados