7 FRASES QUE NÃO DEVERÍAMOS DIZER PARA FILHOS ADOLESCENTES
Educar um filho para que ele se torne um adulto responsável e com valores morais éticos não é tarefa fácil nem para as chamadas "mães chatas". A situação é ainda mais complexa e delicada na fase da adolescência, quando os filhos estão normalmente mais rebeldes, com ideias e opiniões já formadas. Para evitar ou minimizar conflitos em casa, conheça frases que não deveríamos dizer para filhos adolescentes:
Evite frases críticas com adjetivos pejorativos como "você é muito bagunceiro" ou "você é preguiçoso demais".
Se ele tirar uma nota boa em uma prova, elogie em vez de dizer coisas como "ir bem na escola não é mais do que sua obrigação".
A adolescência é um período complicado e cada jovem encara a fase de maneira muito particular, então, se seu filho parece triste, procure conversar e evite minimizar suas aflições com frases como "ah, isso não é nada sério, vai passar".
Fazer chantagens está fora de cogitação, portanto nada de usar frases como "se não passar de ano não vai viajar".
Os pais não precisam compreender ou mesmo gostar do estilo dos filhos, mas nem por isso devem fazer críticas agressivas como "você vai sair com essa roupa ridícula"?
Evite ainda fazer comparações com familiares e conhecidos com frases como "por que você não pode ser bom como o seu irmão?"
Adolescentes precisam de privacidade e respeito, então aprenda a garantir espaço e não diga frases como "se está trancado no quarto é porque está fazendo coisa errada".