Cuidado com o que você diz às crianças

A infância dos nossos filhos só acontece uma única vez. Cada momento da sua vida é único e não se repete. Cada sorriso, cada abraço, beijo, cada refeição, conto, brincadeira ou qualquer outro momento compartilhado é uma marca que fica registrada na vida deles.

Se tivéssemos sempre isso na mente, poderíamos ser melhor pais para eles, e os pais que não medem suas palavras diante dos seus filhos pensariam melhor antes de dizê-las, principalmente em momentos de chateação, raiva, desgosto ou cansaço. O maltrato verbal também é uma violência às crianças.

Quando você leva seu filho ao parque, à praia, à piscina, restaurante ou a algum outro lugar público, pode aprender muito com os outros pais, de bom e de ruim. Uma das coisas que mais me chamam a atenção é o que alguns pais dizem aos seus filhos quando suas ações não correspondem com o esperado pelos pais. Existe frases que seria melhor evitá-las para não afetarem a autoestima dos pequenos.

Frases que machucam as crianças

1 – ‘Você é insuportável’. ‘Você é um chato’. ‘Só me dá desgosto’. A criança pode tomar como própria essa opinião dos seus pais e pode se sentir como alguém que não contribui em nada de bom na vida dos seus pais e que é somente um monte de problemas na vida deles.


2 – ‘Não chore!’ ‘Você é um chorão’. Se a criança chora deve ser por algo e não porque seja chorona. Não reprima as emoções do seu filho. O melhor é escutá-lo e atendê-lo para que ele aprenda a expressar seus sentimentos com palavras e nem sempre com choros.


3 – ‘Você vai ver quando eu contar ao seu pai’, ‘Se não se comportar bem... ’ Essas frases, além de representar uma ameaça, deixam como vilão a um dos pais. Não impõe respeito das crianças aos seus pais e sim muito medo deles.


4 – ‘Você é um burro!’, ‘Nunca faz nada bem’, ‘Por que você não é como sua irmã?’. Têm crianças que tem mais dificuldades que outras em determinados assuntos, mas isso não deve ser uma carga para elas. Comparar os filhos com outras crianças significa desprezá-los, humilhá-los ou insultá-los e vai tirar deles a vontade de fazer qualquer coisa e levá-los à depressão.


5 – ‘Você é um mentiroso’, ‘Não confio em você’. Essas frases fazem com que as crianças se sintam inseguras e medrosas. As crianças sentem que não merecem a confiança dos seus pais.


6 – ‘Vê se me deixa em paz’, ‘Não me atrapalhe’, ‘Deixe de besteira’. Se você estiver ocupado, o melhor é explicar ao seu filho que não pode deixar de fazer o que está fazendo naquele momento e que logo dará atenção a ele.


Antes de dizer qualquer coisa aos seus filhos, mesmo se estiver num momento de raiva, cansaço ou de desgosto, o melhor é que respire fundo, conte até 10 ou 100 se for necessário, e logo se pergunte se é realmente necessário dizer-lhes algo nesse momento.

Suas palavras têm muito poder sobre os seus filhos.

Tenha isso sempre em mente!

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png
Logo Whats.png
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey G+ Icon

© 2015 Mentoria de Pais  |  Márcia Girardi  |  Todos os Direitos Reservados