Como ensinar paciência às crianças

Atividades divertidas que ajudam os pequenos a serem mais pacientes e a entenderem como a vida funciona. Se para os adultos é difícil ter paciência, que dirá para uma criança que vive em um mundo onde tudo é para agora? Não há tempo a perder para ninguém e tudo o que é necessário pode ser conseguido de forma muito rápida. Existem algumas maneiras de ensinar a paciência às crianças. E será excelente para os pais participarem destas atividades e juntos com elas desenvolverem esse atributo essencial.

Preparar um alimento que normalmente é comprado pronto

Com muita calma é possível explicar para a criança que desta vez a pizza não será entregue em alguns minutos, mas que a família a fará. É importante calcular o tempo necessário para que a fome não atrapalhe o aprendizado da paciência. Separar os ingredientes, preparar a massa, assar, preparar os recheios, tudo pede tempo e tranquilidade. Momentos prazerosos serão vividos e a paciência desenvolvida.


Plantar uma semente

Um grão de feijão já é suficiente para ensinar a criança sobre a paciência. Os cuidados diários necessários acompanhados de explicações deixarão a criança feliz e com entendimento de que as coisas podem demorar mais do que ela imagina.


Organizar a rotina

Como os pequenos ainda não têm muita noção de tempo eles podem entender que a história para dormir vem depois do jantar e de escovar os dentes. Assim ele entende que os acontecimentos diários têm sequência e não ficará perguntando toda hora sobre algo que está esperando. Colocar uma rotina básica em um quadro para ele o ajudará a se situar. Imagens ou fotografias podem ajudar quando a criança ainda não for alfabetizada.


Manter um calendário visível

Uma outra forma de acalmar a ansiedade com as datas festivas ou acontecimentos aguardados é um calendário com imagens onde a criança entende que ainda falta muito para o Natal, mas que a Páscoa está próxima.


Brincar de engenheiro

Desmontar um objeto, eletrônico ou não, ajudará a criança a entender como ele foi feito e que apesar de ser adquirido pronto houve um preparo e um tempo para ser criado. Montar um quebra-cabeça também pode ser feito e traz esse e outros benefícios.


Aprender um instrumento musical

Mesmo uma flauta doce para os menores já ajuda a desenvolver a paciência, pois até ser possível tocar uma música leva tempo e serão necessárias horas de treino.


Além dos truques também é muito importante que os pais sejam pacientes, não peçam que os filhos façam as coisas rápido nem fiquem promovendo a ansiedade com frases como: "Seu aniversário tá chegando..." Quando pais buscam ser pacientes e calmos, equilibrados e buscarem melhor qualidade de vida a todos, os filhos serão como eles, mais pacientes e felizes.



Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png
Logo Whats.png
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey G+ Icon

© 2015 Mentoria de Pais  |  Márcia Girardi  |  Todos os Direitos Reservados