Doação faz bem para todo mundo

December 29, 2017

Devemos fazer isto não somente no natal, mas todos os dias.

 

Para quem doa, a sensação de dever cumprido; para quem recebe, a felicidade de ter o que se precisa. No fim das contas, todo mundo pode ganhar um presente solidário neste Natal

 

O final de ano se aproxima e, com ele, sempre vem aquela vontade de fazer algo bom por alguém – não que isso devesse ser limitado a esta época do ano, é claro! Mas se é a primeira ocasião que você pode contribuir, saiba que unir o útil ao agradável nessa missão solidária é tarefa das mais simples. Para começar, basta olhar nos cantinhos da sua casa.

 

Tudo pode ser doado: roupas que você não usa mais, móveis que estão ali pegando poeira e até brinquedos usados. E além de ajudar ao próximo, você ganha um espaço no seu guarda-roupa e contribui com o meio ambiente, passando para frente aquilo que, provavelmente, iria para o lixo.

 

Outro benefício de atividades filantrópicas como esta é o bem-estar. Nos últimos anos, vários estudos comprovam que praticar boas ações deixa as pessoas mais felizes e realizadas. E inserir os filhos nesse contexto também pode acrescentar no processo de aprendizagem. As crianças entendem, por exemplo, porque precisam cuidar bem dos brinquedos para poder passá-los para frente depois.

 

Aproveite as férias para reunir a família e separar alguns itens para ser entregues a quem mais precisa deles. Veja o que, onde e como doar seus itens.

Roupas e sapatos: são os mais fáceis de doar. Orfanatos, associações de bairro, ONGs de Animais, casas de repouso e até hospitais costumam receber essas peças. Também entram na lista: lençóis, fronha, travesseiros, cobertores, colchas... Mas, antes de sair colocando tudo na caixa, vale lavar para não entregar roupas com manchas ou com cheirinho de guarda-roupa.

  • Livros e DVDs: escolas e bibliotecas públicas são as melhores opções, mas certifique-se de que o conteúdo seja apropriado para todas as idades. Gibis, revistas, contos de fadas, história geral, livros e filmes didáticos são ótimos para doação.
     

  • Material escolar: pode ser caderno, lápis de cor, giz de ceira, cola, tesoura, mochila ou estojo. Qualquer item é bem-vindo em escolas públicas e orfanatos. As instituições costumam fornecer as doações para crianças que não têm condições de comprar o material do ano letivo.
     

  • Materiais recicláveis: algumas cooperativas e associações de bairro costumam retirar latinhas de alumínio, garrafas pet, vidro, papelão, óleo de cozinha, papel, jornal e até cartuchos de impressora. O material é reciclado e serve como fonte de renda para catadores e instituições.
     

  • Computadores: com novos lançamentos, a gente sempre acaba substuindo a última versão por uma masi recente. Para não deixar o antigo encostado, procure fundações e escolas que trabalham com capacitação e inclusão digital.
     

  • Móveis e eletrodomésticos: casas de repouso e orfanatos estão sempre precisando desse tipo de doação. Algumas ONGs também costumam receber estes itens para vender em bazares beneficentes para arrecadar fundos que revertem para cuidados e castrações de animais.
     

  • Brinquedos: com a proximidade do Natal, muitas instituições precisam de doações para poder fazer a alegria de crianças – seja em comunidades carentes, hospitais, orfanatos ou protetores de animais que nesta época acabam super lotados por conta do abandono dos seus animais para irem para prais, viajar e etc.
     

  • Alimentos: podem ser doados quaisquer itens não perecíveis. Hospitais e instituições que cuidam de pessoas carentes sempre precisam de doações do gênero.

 

Com tudo separado, saiba quais instituições procurar. Algumas até se oferecem para ir buscar a doação na sua casa, basta agendar dia e horário.

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque

3 PASSOS PARA MANTER A CALMA

July 28, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

September 19, 2018