8 Dicas Para Despertar a Felicidade nas Crianças
Conseguir que nossos filhos sejam felizes é uma das nossas principais metas, ainda que nem sempre seja fácil consegui-lo. Tornar um menino ou uma menina feliz deve ser o propósito dos pais, assim como dos professores e de toda a sociedade. Seu filho é feliz?
O que incentiva a felicidade nas crianças
Como despertar a felicidade nas crianças. Bem estar, despreocupação e tranquilidade são algumas situações que podem definir muito bem a felicidade.
Segundo estudos, 50% da felicidade se deve a fatores genéticos, 10% pelas circunstâncias vividas, e 40% da atividade emocional que podemos aprender a controlar para sermos felizes. Ou seja, felicidade também se aprende.
Baseando-se em estudos da Dra. Sonia Lyubomirsky e Maria Jesús Álava Reyes, foram desenvolvidos uma série de atividades rotativas apoiadas por normas básicas que ajudam a despertar a felicidade nas crianças.
Como aprender a ser feliz
O trabalho propõe incentivar a gratidão, a amabilidade, o trabalho em equipe, a comunicação, integridade e fazer atividades com os filhos. Além disso, durante as atividades é aconselhável reproduzir vídeos infantis e didáticos sobre os conselhos para despertar a felicidade nos pequenos.
O projeto fornece oito dicas para a felicidade infantil:
- Ser amável. Crianças amáveis experimentam mais satisfação e energia, são mais carinhosas e agradáveis e gozam de aceitação social.
- Ser agradecido. A gratidão favorece a estabilidade mental e enriquece o crescimento das crianças. As crianças valorizam mais o que têm e o que a rodeia.
- Ser positivo. As crianças educadas num meio positivo são mais seguras e acreditam mais em si mesmas. Têm maior controle da sua mente.
- Não rotular. Deve-se evitar rotular às crianças. Dizer-lhes: 'você é mau', 'você é um chorão', predispõem a criança a moldar sua atitude para se encaixar nesse perfil.
- Não dramatizar. Devemos dar um valor justo às coisas e às situações. Devemos extinguir condutas como bater, insultar ou faltar com o respeito.
- Êxito pessoal. As crianças são mais felizes se conseguem seus objetivos pelos seus próprios méritos. Devemos animá-las e apoiá-las nesse sentido.
- Autonomia. Estimular a independência das crianças aumentará sua autoestima e sua segurança em si mesmas.
- Inteligência emocional. As crianças devem aprender a controlar e regular suas emoções para resolver os problemas de maneira pacífica. Isso gera tranquilidade e harmonia no seu caráter.