top of page

10 Benefícios do Convívio Entre Criança e Cachorro


Todo mundo já deu risadas e se encheu de fofura com imagens proporcionadas pela dupla formada por criança e cachorro. Histórias de pessoas que tiveram a infância marcada pela companhia de uma amigo fiel peludo e tudo que foi compartilhado entre eles são emocionantes. É claro que também há o lado difícil dessa relação, afinal, juntar uma criança e um cachorro pode ser motivo para muita bagunça. Por isso muitas pessoas, infelizmente, acabam decidindo não ter um animal de estimação em casa .


O convívio de criança e cachorro pode ser benéfico para os dois lados e se colocarmos em uma balança o melhor desenvolvimento afetivo, educacional e pessoal de uma criança que convive com um pet e o trabalho que a dupla pode dar, com certeza a escolha será juntá-los. Afinal, criança é capaz de fazer muita bagunça sozinha também.


Confira uma lista com os benefícios dessa amizade:

Sistema imunológico - Pesquisas comprovam que bebês que convivem diariamente com cães possuem uma tendência maior de serem saudáveis. Isso porque o sistema imunológico da criança é fortalecido pelo fato de o animal representar o contato com o mundo exterior, acostumando melhor o sistema imunológico. Desta forma, o organismo desses bebês consegue combater de forma mais eficaz casos de tosse, coriza e infecções, por exemplo.


Alergia e dermatite - Outra comprovação médica é a de que crianças que conviveram desde bebê um cachorro apresentam baixíssima incidência de casos alérgicos, asma e bronquite. A dermatite crônica também pode ser evitada. Isso ocorre principalmente pelo fato do sistema imunológico estar fortalecido contra organismo capazes de causar esses problemas de saúde.


Afetividade - Cachorros são animais muito carinhosos e afetivos, isso acaba passando para os bebês e elas acabam se tornando mais efetivas e solidárias. A companhia canina ainda prepara a criança para o convívio com outras pessoas, principalmente no ambiente escolar, evitando sensações de egoísmo e contribuindo para melhora da autoestima.


Ansiedade - Outro benefício de ter cachorro é comprovado na redução de ansiedade e estresse. Criança e cachorro apresentam poucos sinais de ansiedade na companhia um do outro. Funciona como um exercício terapêutico, suavizando angústias e medos na certeza da companhia de um amigo fiel.


Exercícios - A chance de uma criança que tem cachorro ser sedentária é mínima e, consequentemente, ela não sofrerá com a obesidade. Isso ocorre devido ao grande tempo que elas passarão brincando com o cachorro. Essa rotina torna a criança ativa e ajuda no desenvolvimento muscular e respiratório.


Convívio familiar - A presença de uma criança com cachorro também serve como ferramenta para integrar mais a família, seja em passeios ou em brincadeiras em conjunto com o canino. Dessa forma, as crianças passam menos tempo sozinhas e reúnem a família.


Proteção - Cães possuem um senso de proteção muito grande , ainda mais em casos de fêmeas que já tiveram filhotes. A companhia desde cedo de criança com cachorro ou a cadela fazem o canino a considerar sua família, servindo como um protetor dentro e fora de casa.


Responsabilidade - Crianças que tem cachorro aprendem desde cedo as noções de responsabilidade, já que elas aprendem questões relativas à compaixão, empatia e lealdade. Ter um animal que precisa de sua atenção e depende de você faz com que a criança aprenda a ter respeito pelo próximo.


Terapia para crianças autistas - A principal questão que afasta crianças autistas do convívio social é a sua maneira única de enxergar o mundo. No entanto, uma das vantagens de se ter cachorro é que a presença de cães facilita a reduzir hormônio de estresse na criança, ajudando ela a se acalmar ao perceber que tem um amigo fiel para todas as horas.


Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e comente aqui. Ficaremos felizes em ouvir você! ;)

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page