Disciplina é Liberdade?

May 8, 2018

Quando pensamos em disciplina algumas coisas acabam passando pela nossa cabeça. Como, por exemplo: ordem, rigidez, ou até mesmo palavra chato pode vir à sua mente. Disciplina pode nos remeter à escola, ou seja, ficar sentado e quieto para aprender. Ou ainda podemos lembrar do exército, ou seja, cumprir ordens e não ser livre para fazer escolhas.

 

A palavra disciplina, em educação, indica a disposição do aluno em seguir determinado ensinamento ou uma regra de comportamento. E no militarismo a disciplina é vista como uma virtude do soldado, pois o torna apto a não se desviar da sua conduta padrão. Aparentemente, a disciplina não liberta… E sim, condiciona, molda, conforme uma determinada prática.

 

Na letra da música "Há Tempos", do cantor-filósofo Renato Russo, diz que “disciplina é liberdade”. Na época do sucesso da música, em entrevista, Renato explicou que a frase se refere a autodisciplina. E se de fato, “disciplina é liberdade”, então o homem é livre e responsável por suas ações e escolhas.

 

Como assim?

Imaginemos que você tem uma entrevista de emprego às 08 h. Esta entrevista é muito importante para um cargo que você está interessado há bastante tempo, e poderá significar um grande salto em sua carreira. Como o trânsito está cada vez mais complicado, você calcula que precisa acordar às 07 h para poder chegar ao local no horário adequado.

 

Então, “pra te ajudar”, amanhece uma manhã fria e chuvosa, daquelas que dá vontade de ficar debaixo do edredom o dia todo. O despertador toca, mas você pensa: vou dormir mais cinco minutinhos. E acorda às 08h30 da manhã. Sua entrevista, e sua chance de crescimento foi por água abaixo. Por escolha de quem? Se você tem a disciplina (nesse caso, de acordar cedo) tem a liberdade de escolha. Pois, acordando cedo você poderia ter decidido ir ou não à entrevista. Mas como foi indisciplinado, não teve a liberdade de escolha. Faz sentido pra você?

 

Segundo, o sábio professor Marcos C. Lopes, ainda que o homem esteja sempre imerso em circunstâncias que não escolheu, pode decidir entre lidar com elas ou se deixar levar pela correnteza. Pode decidir compreender sua circunstância, sua responsabilidade e sua liberdade ou cantar o samba do ‘deixa a vida me levar”.

 

Disciplina é nada mais que uma firmeza mental que você precisa para seguir seus planos e alcançar seus objetivos. Algumas pessoas são naturalmente disciplinadas, mas outras (como a maioria) precisam desenvolver sua disciplina através da prática, paciência e habilidade. Disciplina pode e deve ser treinada. Assuma algumas responsabilidades e as comece cumprindo-as.

 

Neste instante você, provavelmente, tem alguns sonhos, planos e objetivos a alcançar… E é aqui que a disciplina te liberta! Pois a liberdade vem do resultado alcançado! Te liberta de ficar preso nas tentativas frustradas de resolver os problemas. Disciplina é liberdade na medida em que através de sua mudança de atitudes o levarão a novas e melhores escolhas de vida que serão necessárias para cumprir a meta estabelecida.

Isso é liberdade!

 

E como na letra da música Monte Castelo, também de Legião Urbana, a disciplina também pode ser encarada como “um estar-se preso por vontade”. Prender-se a um comprometimento consigo mesmo para uma mudança real de atitude, por vontade própria, para chegar a seus objetivos e usufruir de sua liberdade financeira. Por Yara Cristina (Resenha Virtual)

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque

3 PASSOS PARA MANTER A CALMA

July 28, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

September 19, 2018

September 1, 2018

Please reload

Arquivo