top of page

Você Sabe Como Aumentar a Autoconfiança em Crianças


Ter autoconfiança é importante para atingir sucesso. As crianças são sensíveis e precisam de estímulo para aprender. Elas precisam do apoio dos pais e adultos para crescerem equilibradas, e sua confiança vem do incentivo positivo dos adultos. Abaixo, alguns passos a serem observados

1. É importante que as crianças desenvolvam uma imagem positiva delas mesmas. Ter uma imagem positiva significa ter autoconfiança, saber seus próprios limites e confiar em suas habilidades. As pessoas que têm uma imagem positiva aproveitam a vida e conseguem transpor situações difíceis. O mesmo acontece com as crianças; e para ajudá-las, seus pais precisam mostrar que confiam nelas. Esse sentimento não nasce com elas, mas é desenvolvido no ambiente em que vivem. Os sinais verbais e não-verbais são importantes para enviar uma mensagem de confiança. Quando isso é feito, as crianças desenvolvem a habilidade de lidar com novos desafios e atividades.


2. Aceite a criança do jeito que ela é. Encoraje-a quando fizer algo certo, elogie e seja específico. Por exemplo, não diga: “Você é um bom menino”, diga: “Gostei da forma como limpou seu quarto. Você tem boas habilidades de organização.”. Se a criança fizer algo de errado, então é preciso corrigi-la (sem gritar). Ela precisa saber que sem erros não há aprendizado.


3. As crianças aprendem muito mais ao tentar fazer as coisas por elas mesmas, apesar disso levar mais tempo e criar desordem. Ter paciência e confiança ajuda bastante. Dê à criança o tempo e espaço para tentar algo novo e aprender com seus erros. Ajude-a se for preciso, e orgulhe-se dela mesmo que não obtenha sucesso. As crianças autoconfiantes não têm medo de novas experiências ou situações de aprendizagem.

Permitir que as crianças completem quebra-cabeças ou projetos por conta própria (você ajudará se elas pedirem) fortalecerá sua confiança.


4. Seja um exemplo. As crianças aprendem muito de seu comportamento, pois elas imitam os adultos em suas atitudes, sejam elas boas ou ruins. Se elas te virem xingando, xingarão também. Se te virem rezando, também rezarão. Se virem você ajudando outras pessoas, também tentarão ajudar. As crianças que sofrem abusos têm grande risco de se tornarem abusadoras de crianças quando crescem.

Entender o comportamento das crianças e de seus filhos os ajudará a construir sua autoconfiança mais facilmente.

Aviso

Evite pressionar muito as crianças e os adolescentes, pois isso atrapalha a confiança deles.

Construir a autoconfiança em crianças ajudará com que elas sejam bem-sucedidas quando adultas.


Se este artigo fez sentido pra você, compartilhe com amigos e deixe seu comentário aqui. ;)




Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page