top of page

Como ensinar as crianças a não serem gananciosas

"Mamãe, eu quero isso!"

Esta frase te lembra alguma coisa?

Parece que nossa sociedade se centra no consumismo e no materialismo, algo que muitas famílias estão obrigadas a lutar contra para que as crianças não se tornem gananciosas desde bem pequenas.

O consumismo parece ser a forma que nossa sociedade se comunica hoje em dia, mas a realidade é que tanto materialismo e artificialidade têm por trás um enorme vazio interior, e os pais devem lutar contra isso.

Muitas pessoas são generosas e capazes de dar tudo o que possuem para pessoas menos afortunadas, mas esta parte da sociedade é minoria, já que também existe a outra parte, que é gananciosa. É somente assistirmos televisão, que com certeza, aparecerá alguma atitude de ganância onde a pessoa, mesmo tendo de tudo, queria mais e mais.


Conselhos para ensinar as crianças a não serem gananciosas

Então, o que se deve ensinar aos filhos para que não sejam gananciosos e possam crescer com valores onde ter mais brinquedos não seja a sua prioridade?

Vale a pena ensinar aos filhos a valorizar a compaixão sobre o materialismo e ser capazes de pensar nas outras pessoas. Abaixo, apresento alguma sugestões de atitudes que você poderá colocar em prática a partir de hoje.


1. Dar bom exemplo sempre será o mais importante na educação dos filhos, porque é a maneira mais potente de ensinar bons costumes e bons hábitos aos filhos. As crianças, de maneira natural, vão querer imitar os pais porque sentirão que o que os pais fazem sempre será o correto. Posso te assegurar que o seu exemplo é muito mais forte do que qualquer anúncio, por mais "agressivo" que seja.


Algumas formas de dar exemplo podem ser:


- Discutir o que você pode dar, ao invés do que você quer receber.

- Não comprar nunca nada por capricho.

- Utilizar mais o "você mesmo" para a decoração de casa, inclusive brinquedos.

- Fazer coisas boas durante todo o ano e não somente em épocas como o Natal, por exemplo.


2. Limite o número de presentes e aumente o das experiências. Este ponto é muito importante porque o melhor presente que o seu filho precisa e que o ajudará verdadeiramente a deixar de ser ganancioso para toda a vida é o seu tempo. O tempo de qualidade que você passar com o seu filho o ajudará a compreender que o que realmente vale à pena são as experiências e as recordações em família. Os presentes e as "coisas", nunca serão substitutos do seu tempo e do seu amor. Se você somente der coisas materiais aos seus filhos, eles crescerão acreditando que podem ter tudo o que quiserem. Será somente pedir e começará a ganância.


3. Incentive-os para que se esforcem para conseguirem o que querem, por conquista e merecimento. Os pais devem falar com eles sobre as consequências que pode ter o comportamento ganancioso e o porquê não é aceitável.


4. Que devem ajudar outras pessoas que estejam necessitando e inclusive te ajude a fazer compras, estando atento para comprar somente o que realmente necessitam.

Essas são algumas formas de ensinar as crianças a não serem gananciosas.



Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page