top of page

Depressão masculina pós parto

A depressão pós-parto não é algo que afeta somente as novas mamães. Um em cada dez pais também apresenta depressão pós-parto e, assim como no caso das mulheres, ela tem muito mais chances de se manifestar no primeiro ano de vida do bebê. Os homens estão mais propensos a apresentar os sintomas quando o bebê tem entre três e seis meses. A própria idade também conta: ser pai antes dos 30 anos aumenta os riscos.


Como saber se tenho depressão pós-parto?

Os sintomas variam de homem para homem, mas tenha em mente que, se sua parceira estiver deprimida, você ficará mais propenso a estar também. A depressão dela causará períodos de pressão no relacionamento de vocês. Alguns homens contam que ficam com a sensação de que tudo o que fazem parece ruim e que as mães não entendem nada do que eles querem dizer. Têm também a sensação de que ninguém liga para eles. Diante disso, é normal ficar com a autoestima prejudicada e se sentir cada vez mais impotente com a situação, principalmente no caso de pais de primeira viagem. A depressão é acompanhada de desânimo na maior parte do tempo. Também é comum perder o prazer com as coisas que antes amava, como o papo com os amigos ou o futebol do fim de semana. A tendência é às vezes ter vontade de sumir. Veja a seguir alguns outros sintomas comuns da depressão pós-parto masculina:

  • Falta de vontade de se socializar

  • Mudanças no apetite (geralmente falta)

  • Dores sem motivo aparente

  • Ansiedade e preocupação

  • Queda no desempenho profissional

  • Falta de interesse em sexo

  • Exaustão

  • Insônia

Se você tiver um desses sintomas, tente lembrar desde quando começou. Todo mundo tem um dia ou outro daqueles que dá vontade de mandar tudo para o espaço. Por outro lado, se essa sensação não passar e perdurar por mais de duas semanas, é possível que você tenha depressão pós-parto, algo diferente da melancolia pós-parto masculina. A melancolia, algo bastante comum em mulheres que acabaram de ter bebê, é marcada por uma ansiedade com o novo papel de pai/de mãe e um receio com o que o futuro trará. A diferença é que, com o passar das semanas, ela tende a melhorar.


O que causa a depressão pós-parto?

Ainda não há conclusões exatas sobre o que causa a depressão pós-parto masculina. Ela pode estar ligada a histórico de depressão na família, receio com as novas responsabilidades, preocupações financeiras, estresse no trabalho, desgaste com a parceira. Quando se acrescenta a esses ingredientes as mudanças de vida com o nascimento de uma criança, é compreensível que muitos homens sintam um grande baque. Alguns outros motivos que podem contribuir para o quadro

Sentir-se muito ansioso ou deprimido durante a gravidez

Ter um bebê que apresente grande dificuldade para dormir

Ter um bebê chora o tempo todo

Ser pai de gêmeos


Como posso me ajudar?

Em primeiro lugar, é bom saber como a depressão pode afetar os seus sentimentos enquanto pai. Um dos sintomas pode ser uma sensação de desinteresse pelas coisas cotidianas. Você também pode se sentir distante de seu bebê, o que obviamente dificultará muito a sua atuação nas tarefas ligadas às necessidades dele. É possível também que tenha menor capacidade de se comunicar com seu filho quando ele tentar estabelecer um elo. Resumindo: você estará preso dentro de si mesmo. A questão é que a paternidade exige que algumas coisas sejam enfrentadas, pelo bem do lado mais fraco da relação, o do bebê. Você, deprimido ou não, continua sendo fundamental para ele, portanto precisa mesmo se ajudar. Procure se manter ativo e com boa alimentação, por mais que não tenha vontade de esvaziar o prato. Atitudes mínimas como estas lhe farão bem sem grande esforço. Tente passear a pé e levar o bebê junto, seja no carrinho ou no canguru. Além de aliviar para a mamãe, você vai se exercitar e fortalecer o relacionamento com o seu filho. Esse tipo de estratégia pró-ativa de enfrentar a depressão funciona bem mais para você e sua família do que passar 12 horas por dia imerso no trabalho e acabar o expediente com um copo de bebida nas mãos. É provável que as saídas também levem você a conhecer outros papais. Troque ideias com gente que pode ter problemas como os seus, além de soluções, claro. Você vai perceber que não está sozinho e que não é o único pai deprimido. Atividades criativas, como a escrita e a pintura, são ótimas para que você coloque os sentimentos para fora. A pior coisa, nessas horas, é manter toda a carga emocional dentro de um corpo que não está no seu melhor momento para absorvê-la. Dormir bem é um desafio para pais de bebês pequenos e pode acabar afetando o relacionamento de qualquer casal. A privação do sono pode também aumentar o risco de depressão. Nesse ponto, o único consolo é saber que essa fase passa. Com seis meses, o bebê provavelmente dormirá por mais horas seguidas durante a madrugada, e talvez até a noite toda. Com paciência, vocês chegam lá.


Depressão pós-parto em homens tem tratamento?

Uma vez que você tenha feito de tudo para se ajudar por conta própria e sinta que não deu certo, procure ajuda médica. Um clínico geral pode pedir exames para descartar ou confirmar causas físicas para o seu desânimo, como, por exemplo, problemas de tireoide. Se o médico confirmar que seu quadro físico está normal, há uma série de tratamentos mais específicos para a depressão, como terapia ou uso de medicamentos antidepressivos. Nestes casos, o acompanhamento é feito por psicólogo ou psiquiatra. Nunca tome remédios sem recomendação específica para você.


Como minha mulher, amigos e família podem me ajudar?

Geralmente é difícil admitir para si mesmo o que está sentindo, e mais ainda para terceiros. Mas os sintomas aparecem, e não apenas para você. Pode ser que sua mulher e amigos já estejam preocupados e buscando uma forma de lhe perguntar sobre uma possível depressão.

Daí que vale a dica que se repetiu ao longo deste artigo: não absorva tudo sozinho. No início é mesmo estranho se abrir e falar de sentimentos e angústias, porém, acredite, você vai sentir alívio enorme só de ser sincero com quem você ama e confia.



Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page