top of page

Como se afastar de Pessoas Tóxicas

Os pais só querem que seus filhos cresçam felizes e que aprendem a ser pessoas de sucesso assim como nós adultos. Mas, no caminho da vida todos nós nos encontramos com pessoas tóxicas que nos roubam a energia e inclusive tentam sabotar nosso sucesso. Por isso, é necessário e muito importante que nós e nossos filhos aprendamos a se proteger das pessoas tóxicas.

Como explicar para uma criança o que são pessoas tóxicas

O primeiro passo que as crianças devem aprender, sobretudo é diferenciar o que é uma pessoa tóxica. Deverão entender o que uma pessoa tóxica é:

- A que faz nos sentir mal quando estamos ao seu lado (sem motivo aparente).

- A que lhes diz coisas que lhes causam danos emocionais.

- As pessoas que criticam ou tentam fazer mal aos outros.

- As que humilham.

- As que insultam.

- As que parecem boas pessoas, mas a realidade é que são manipuladoras.

- As que nos fazem sentir vergonha.


Mas, para que uma pessoa possa se proteger de pessoas tóxicas, além de saber diferenciá-las será necessário que aprenda algumas estratégias que lhes ajudem, ainda que não possam se afastar delas. Algumas vezes, essas pessoas tóxicas são pessoas que estão muito próximas, como um professor, um familiar ou algum colega de classe, etc. Neste caso, é necessário que saibamos que às vezes essas pessoas tóxicas mesmo estando muito próximas não podem ter poder para decidir se afetam ou não o nosso comportamento. Mas, o que se deve ensinar aos pequenos?


6 formas para ensinar uma criança a se proteger das pessoas tóxicas

1. Potencializar o seu caráter, sua personalidade e sua autoestima. As palavras ou o comportamento de outras pessoas não deve ser algo que lhe afete ou determinem como reagir em qualquer situação.


2. Diferenciar se essa pessoa é realmente tóxica ou não. Que um professor da escola seja de uma determinada maneira não significa que seja tóxico ou que ‘esteja lhe influenciando’.


3. Diferenciar se não é o comportamento próprio (o da criança) o que está causando circunstâncias incômodas (por exemplo, se a criança sente ansiedade, se está nervosa, se tem um comportamento pouco adequado, etc.).


4. A criança deve saber que terá o apoio dos seus pais em qualquer circunstância.


5. Aprender a fixar limites diante de pessoas más. Dizer às crianças que todos nós temos uma barreira protetora que nos ajuda ao redor da gente e que ela pode torná-la ainda mais forte. É uma barreira protetora invisível, mas poderosa. Cada vez que estiver diante de uma situação em que tenha uma pessoa tóxica por perto, a criança deverá ‘ativar’ a barreira protetora para que não lhe afete em nada o que a outra pessoa fizer ou disser.


6. A criança deverá ser sempre amável e respeitosa com os outros para poder receber esse mesmo comportamento, inclusive das pessoas tóxicas.

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page