top of page

COMO RECEBER SEM ABRIR MÃO DO SEU ESTILO NO NATAL

Em primeiro lugar, defina como irá servir a ceia.

Se você quer montar uma mesa linda sem perder seu estilo pessoal e sem gastar uma fortuna, este post é para você! A seguir, cinco passos para montar uma mesa charmosa e elegante, com a sua essência.


Passo 1: defina como irá servir os convidados. Para eventos como Natal e Ano Novo, em geral, recebemos à americana ou à brasileira. A diferença é que no serviço americano os alimentos e bebidas ficam à disposição dos convidados numa mesa ou buffet, de forma que cada pessoa se serve quando quiser. Já no serviço à brasileira, todos jantam ao mesmo tempo, sentados à mesa. Se você vai convidar mais gente do que cabe em sua mesa de jantar, o ideal é o serviço americano. Particularmente, acho delegante deixar alguns à mesa e outros em locais como banquetas, sofás ou pufes. Simplesmente porque seria difícil para mim decidir quem teria o privilégio da mesa. Sei que sempre há exceções, mas como regra deveríamos servir à mesa apenas quando cabem todos os convidados.


Passo 2: definido o tipo de serviço, pense no estilo que quer dar à sua mesa. Será um estilo tradicional, nas clássicas cores vermelho e verde, ou você quer algo contemporâneo, mas com uma pegada de Natal? Minha dica é você ser fiel ao seu estilo pessoal de receber, pois dentro dele ficará à vontade para ousar, dar um toque natalino a algo que não seja próprio do Natal, ou simplesmente seguir à risca a cartilha do verde-vermelho e encher a mesa de porta-guardanapo de Papai Noel. Sabendo o que nos enche os olhos, fica mais fácil transitar pelas novidades e tendências sem abrir mão do nosso estilo. No meu caso, como gosto de um ar mais rústico à mesa, costumo ter todos os anos o desafio de misturar itens de fibras naturais e cerâmica (que adoooro) com os tradicionais de Natal. Mas misturo sim, e funciona!


Rústico, moderno ou com a “cara” do Natal, tanto faz. O importante é a decoração ser fiel ao seu estilo.

Passo 3: após definir o estilo da mesa, avalie os materiais que você já tem, desde pratos e copos até jogos americanos. Depois de conferir se há quantidade suficiente de todos eles, pense em como adaptá-los ao Natal e faça a lista do que precisa comprar. Eu prefiro investir em acessórios para compor com o que já tenho, em vez de gastar com itens totalmente novos. Assim economizo e ainda valorizo minha louçaria.


Passo 4: pode misturar as louças, sim! Já adiantei no passo dois que faço mistura entre meu estilo rústico e itens mais tradicionais de Natal. No entanto, além de misturar estilos (desde que funcionem bem, claro!), você pode fazer misturas mais inusitadas. Use aquelas taças herdadas da sua avó, por exemplo, que você nunca tira do armário pois são uma ou duas de cada modelo. Ou pode usar um prato diferente (mas do mesmo estilo) para cada convidado. Para fazer misturar assim, só tem uma regrinha, e é importante: um ou dois itens da mesa podem ser diferentes, mas o restante precisa ser igual, para dar uniformidade estética. Algo como pratos e taças diferentes para cada convidados, mas com jogos americanos, guardanapos e talheres iguais. Pode parecer difícil, mas não é não. Vá fazendo uns testes e vendo o que funciona.

No mais, minha última dica é: não importa o que for servir para comer e beber. Porém, tem de servir na temperatura perfeita. Se for champanhe, gelada. Se for caipirinha, com muito gelo. Se for risoto, quente. Faz muita diferença para o paladar e fará com que seus convidados se lembrem com água na boca da ceia incrível que você ofereceu a eles.

Boas festas!


Por Ingrid Lisboa

Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page