top of page

Envolvendo as Crianças Preparando a Mesa do Almoço do Dia de Natal


AS CRIANÇAS E A MESA DE NATAL

Os mais pequenos são os maiores entusiastas, vibrando com a magia que os pais certamente se esforçam por manter. É também importante manter algo que se tem perdido com a modernização: a tradição alimentar e socialização à mesa.


O Natal é assim uma excelente altura para fomentar estes valores que também têm sido associados a um estilo de vida mais saudável.


À REFEIÇÃO
Durante todas as refeições, e focando agora o Natal, a criança deve sentar-se à mesa e participar ativamente do convívio da família. Os mais pequenos estão particularmente entusiasmados pelo que será uma boa altura para os deixar falar e partilhar os seus desejos e ideias.

Entenda-se assim que é importante que não deixe o seu filho comer no sofá ou ver televisão no decorrer da refeição.


O sofá não substitui a mesa e a televisão não substitui a família.


Outra coisa legal é o papel das tradições gastronômicas das nossas memórias, sendo as de Natal um dos melhores exemplos e que deve com toda a certeza passar aos seus filhos.


PRATOS DE NATAL

Quando se fala em pratos de Natal tendemos a focar-nos muito nos doces, esquecendo que muitos dos alimentos presentes na mesa de Natal se inserem num padrão alimentar saudável, devendo o seu consumo ser promovido nas crianças.


Sobremesas e doces

Mais do que se preocupar com o que o seu filho come neste dia em particular, deverá promover uma alimentação e estilo de vida saudáveis ao longo do ano e ser um exemplo.

É também importante deixar que o seu filho participe na sua preparação, tornando o Natal uma experiência educativa.


Quanto aos chocolates, e dentro dos limites razoáveis, estes não devem ser proibidos no Natal.


Ressalva-se no entanto que, mesmo durante as festas, deve continuar a respeitar os horários das crianças, devendo também evitar que o seu filho coma chocolates e outros doces durante todo o dia, fora das refeições.


Preparar a mesa

Os pais podem e devem envolver a criança nos preparativos do Natal.


Pedir ajuda ao seu filho para decorar a mesa de Natal é muito importante para a sua valorização pois a criança irá aprender que a mesa, tal como a árvore, é um símbolo da festa.


Adicionalmente poderá experimentar fazer cartões marcadores de lugar, deixando que o seu filho os decore e ajude a decidir os lugares. Para além de reforçar a importância da mesa, irá também valorizar cada membro da família e a própria reunião.


Lembre-se que todos estes preparativos ajuda a criar uma atmosfera especial (ou até mágica) importante para o desenvolvimento infantil e para a formação cultural do seu filho. Mais, acredito que se pensar na sua própria infância certamente que perceberá que as memórias de Natal cultivam-se, e muito, com a alimentação e à mesa.


Feliz Natal à todos!

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page