top of page

07 Maneiras de Incentivar a Gratidão nos Filhos


A gratidão traz muitos benefícios para todos, favorecendo tanto a saúde física quanto a saúde mental. Por isso, é muito importante incentivar a gratidão entre os jovens, principalmente nos adolescentes.


Os adolescentes que são gratos têm mais probabilidade de serem felizes, são menos propensos a apresentar problemas de comportamento e abusar das drogas ou do álcool. Eles são mais otimistas com relação ao futuro, o que é muito importante na hora de escolher o caminho que vão seguir e os cursos que pretendem fazer.


No entanto, apesar dos benefícios da gratidão na adolescência, ser jovem e ser grato não são dois termos que andam de “mãos dadas”. Não é fácil, mas os pais devem incentivar a gratidão nos seus filhos. Abaixo, mostramos algumas dicas e conselhos para fazer isso.


Seja um modelo de gratidão

As crianças aprendem pelo exemplo e com a gratidão não é diferente: para ensinar você deve ser um modelo de gratidão. No entanto, como mostram as pesquisas, os adolescentes estão confusos sobre os valores da família, porque os pais dizem uma coisa e fazem outra bem diferente.


Ou seja, dizer para uma criança ser grata não será eficaz se você não demonstrar gratidão na sua própria vida. Mostre para o seu filho que está agradecido pelas coisas boas que acontecem ao seu redor. Agradeça pelo dia que está começando, a boa alimentação na sua mesa, o tempo que passa com a família, em vez de reclamar por qualquer coisa e encontrar defeitos em tudo.


Fale sobre tudo o que agradecemos e valorizamos

Cada um pode agradecer por coisas diferentes; valorizar as coisas é fundamental para ser grato por elas. Por isso, é muito importante falar sobre essas questões em família de forma descontraída, compartilhar as experiências e promover o debate.


Não podemos impor a gratidão aos nossos filhos, mas ensiná-los a valorizar o que têm e como vivem, inclusive as coisas pequenas e insignificantes.


Aproveite os momentos difíceis para mostrar gratidão

É muito fácil ser grato quando tudo vai bem. No entanto, não é fácil demonstrar gratidão quando surgem os problemas. Nestes momentos difíceis temos que “fazer o nosso melhor” e ajudar os nossos filhos a descobrirem razões para serem gratos.


Nos momentos difíceis temos a oportunidade de obter o melhor de nós mesmos.


Ajude seu filho a encontrar algo para ser grato, mesmo nos piores momentos. Mesmo quando as coisas não acontecem como ele quer, muitas coisas boas podem acontecer. Mesmo nas situações mais dramáticas, desconcertantes ou desagradáveis, podemos aprender coisas novas. O que hoje lhe faz sofrer, pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor no futuro.


Crie um mural de gratidão

Muitas vezes não é fácil expressar gratidão ou descobrir coisas que despertem o nosso agradecimento. Uma maneira útil de se expressar e descobrir é criar um mural da gratidão, um lugar comum onde a família coloca suas mensagens de agradecimento ou fotos de coisas pelas quais vocês são gratos.


O mural da gratidão funciona como uma atividade criativa de aproximação que facilita a expressão e ajuda no autoconhecimento, a conhecer melhor os membros da família, provoca a reflexão e nos dá a oportunidade de explorar e descobrir novos caminhos.


Ajude seu filho a encontrar um propósito na vida

Os adolescentes que fazem o que gostam são mais propensos a experimentar a gratidão. Ajude seu filho a explorar as diferentes oportunidades para que escolha algo que o motive e o entusiasme. As tarefas que envolvem o trabalho social voluntário são muito boas para aprendermos a valorizar o que temos e sermos gratos.


Promova a motivação intrínseca no seu filho

As motivações externas podem ajudar os adolescentes a se comportarem educadamente quando estão sendo observados. No entanto, se você deseja que o seu filho seja grato, é necessário desenvolver a sua motivação interna.


Converse com o seu filho sobre como você se sente quando ajuda alguém e como a gratidão melhora o seu humor, além de provocar um bem-estar geral. Esses benefícios podem motivar o seu filho a experimentar a gratidão com mais frequência.


Favoreça a independência do seu filho

É importante que os adolescentes tenham um senso de independência e autonomia. Eles são mais propensos a experimentar um sentimento de gratidão quando são capazes de fazer escolhas saudáveis para si mesmos e obter recompensas pelo comportamento que escolheram, e não apenas por coisas que os pais lhe dizem para fazer.


Ajude o seu filho a desenvolver habilidades essenciais para a sua independência, tais como habilidades para resolução de problemas e de assertividade. Dê aos seus filhos todas as oportunidades possíveis para tomarem decisões de forma independente.

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page