top of page

10 maneiras de fracassar como pai


Com o objetivo de alertarmos os pais quanto a importância da paternidade, listamos ações negativas que resultam no fracasso de suas missões.


O cuidado e educação dos filhos que até pouco tempo era preocupação apenas da mãe, hoje se estendem aos pais que também se envolvem emocionalmente com o medo de fracassarem em sua missão. Segundo a matéria: "Eles são muito mais do que apenas protetores, provedores, e companheiros de diversão. Cientistas reconheceram há tempos que os pais também possuem algumas habilidades que durante anos foram atribuídas apenas às mães: como se dedicar à prole com empatia, ser um interlocutor confiável e promover o desenvolvimento da fala".


Toda essa responsabilidade tem provocado descargas emocionais muito grandes, principalmente nos pais de "primeira viagem". Segundo já fizemos no artigo 10 maneiras de fracassar como mãe, listamos comportamentos que efetivamente representarão o fracasso dos pais:

1- Deixe seu filho aos cuidados da mãe

Ceder à insegurança quanto à forma de cuidar do bebê pode afastar você do seu filho, com o tempo, mesmo ele estando maior, você sentirá ainda maior dificuldade em lidar com isso.

2- Acredite que ele não precisa de você

Pai e mãe desempenham papéis diferentes, mas ambos muito importantes. Volte na matéria citada no início deste artigo e veja que os filhos precisam muito dos pais para o seu desenvolvimento sadio.


3- Dê preferência ao trabalho

Suas responsabilidades financeiras aumentaram com a chegada do filho e você precisa trabalhar muito para suprir todos os gastos da casa. Sua esposa também está muito ocupada com o bebê e não precisa de você. Lamentável engano que certamente trará consequências negativas para a família.


4- Não perca tempo com diversões infantis

Se você não cultivar tempo para o seu bebê, muito menos precisa estar com ele quando crescer. Afinal, ele pode muito bem brincar sozinho! Talvez você ignore a recomendação dos especialistas quanto à importância dos momentos de distração para o seu filho.

5- Ignore problemas com a criação de seu filho

Você tem pouco tempo para ficar em casa e não quer se incomodar com criança mal-educada, então releva tudo e faz que não entende as malcriações dele. Quando achar que deve pode ser tarde demais para adquirir respeito.

6- Seja autoritário

Filho tem mais é que obedecer e pronto. Imponha regras e obrigue à obediência, assim você criará filhos inseguros, tímidos e de fraca personalidade. Mas depois não queira exigir que ele tome iniciativas e seja um líder entre os colegas.


7- Carinho é coisa de mãe

Sua esposa já vive fazendo chamego em seu filho, mais que isso "estraga". Ele precisa saber que você não é do tipo carinhoso. A demonstração de afeto dos pais transmite calma e segurança nos filhos, mas isso não lhe parece tão importante.


8- Humilhe seu filho

Quem sabe se você chamar a atenção dele em público e apontar tudo o que você gostaria que ele fosse, seu filho se torne mais agradável a seus olhos. Essa atitude, certamente, marcará negativamente toda a vida de seu filho.


9- Não dê a ele noções de religiosidade e ética

Não é preciso se preocupar com isso agora, quando crescer seu filho terá condições de escolher o melhor caminho. É mais cômodo não levar em consideração o poder da educação e do convívio familiar no desenvolvimento do caráter do seu filho.


10- Seu exemplo não importa

Importante é o que você manda fazer e não o que faz, portanto você não tem que ser exemplo para o seu filho. Talvez você nem queira entender que muito mais importante do que as palavras são as suas próprias ações.


Sinceramente assustada termino esse rol de impropriedades e espero ter causado o mesmo impacto aos leitores, afinal a ideia é mesmo pesar o que o fracasso de um pai pode acarretar na vida dos filhos.


Assim, você que é pai, observe quão grande é a sua missão e pense no desafio de respeitar e reconhecer as necessidades de seu filho, bem como exigir seu espaço na vida dele.

Suely Buriasco

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page