top of page

Você Sabe Como Disciplinar Seu Filho?


Você deve prestar mais atenção naquilo que você quer que seu filho faça e não apenas naquilo que você quer que ele pare de fazer.


Disciplinar precisa ser igual a Incentivar seu filho a fazer o que é certo.


Então, como fazer para ensinar seu filho a se comportar adequadamente? Primeiramente, você deve:

Dar exemplo; elogiar quando ele fizer a coisa certa; organizar o ambiente para seu filho se comportar de maneira adequada;

monitorar e acompanhar os comportamentos e atividades do seu filho; ter consistência = ser coerente. Disciplinar toda vez que ele se comportar de forma inadequada, pois assim você estará incentivando seu filho a fazer o que é certo.


Os Passos para disciplinar seu filho são:


Passo 1

Preste atenção no comportamento adequado.


Passo 2

Decida quando começar a disciplinar. Não há uma idade para o início de limites. A criança deve ser disciplinada a partir do momento em que se comporte de maneira inadequada. Não importa a idade que a criança esteja, pois é desde cedo que se educa!!! Não se esqueça de considerar a etapa de desenvolvimento da criança. Faça sempre uma reflexão do que você considera inadequado.


Passo 3

Decida que comportamentos disciplinares, pois como você deve lembrar, falamos antes que existem comportamentos inadequados que devemos ignorar para não vivermos em “pé de guerra” com tudo.


Faça uma lista dos comportamentos considerados certos e errados de seu filho.


Após ter feito a lista, os pais devem mostrá-la à criança.


Crianças muito pequenas não têm condições de entender ainda, então, é melhor conversar com as crianças sobre a lista de comportamentos considerados errados a partir dos 5 anos de idade.


Procure discutir a lista em um momento em que a criança não esteja se comportando mal ou quando os pais não estejam chateados com o filho. Durante a conversa, é interessante que os pais digam que estarão falando sobre comportamentos que são considerados inaceitáveis para qualquer pessoa na casa.


Converse sobre a lista com todas as pessoas que estão diretamente relacionadas com a criança e que, de alguma forma ou outra, passam parte do tempo com ela.


Passo 4

Decida como disciplinar: isso significa escolher a melhor maneira de disciplinar a criança, naquele momento.


Mas lembre-se, bater e gritar são técnicas de disciplina não recomendáveis. Elas encorajam comportamentos violentos nos filhos, além de gerarem sentimentos negativos na criança, diminuindo sua autoestima.


Para que a disciplina seja efetiva, todos os cuidadores envolvidos com a criança devem concordar sobre a forma com que a criança deverá ser disciplinada.


Estratégias de Disciplina

Existem três técnicas de disciplina que, se forem usadas adequadamente, incentivarão seu filho a se comportar da maneira certa na maior parte do tempo. São essas as estratégias:

“Dar um tempo” para a criança

Deixar a criança sentir as consequências de suas ações

Retirar privilégios


OBS.: Com crianças maiores de 8 anos, pré e adolescentes, a técnica ideal é a de “retirar privilégios”.


Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page