Frases Que Você Jamais Deve Dizer aos Seus Filhos


Muitas vezes, a raiva, o cansaço e a frustração que vêm com problemas cotidianos podem exasperar-nos e nos fazer dizer coisas que realmente não sentimos. Estas são algumas das piores combinações de palavras que podemos dizer aos nossos filhos, independentemente da idade deles, mas especialmente às crianças pequenas. Os efeitos dessas palavras podem ir além do que você acredita e do que você ou seus filhos podem controlar.


1. "Você nunca faz nada direito"

Ninguém gostaria de ouvir isso, menos ainda de um adulto. Imagina a sensação desagradável quando sua filha inocente ouve você dizer palavras como essas. Se sua filha cometeu um erro, quebrou algo, arruinou a mistura do bolo, respire fundo e pense no que é mais importante. A resposta sempre será a mesma: seus filhos são mais importantes do que qualquer outra coisa.


2. "Eu gostaria que você fosse mais parecido com seu irmão"

Nós não ganhamos nada comparando nossos filhos, mas podemos criar ressentimentos entre os membros da família. Certifique-se de que comparações não existam em sua casa. Somos todos diferentes e únicos, e somos todos especiais a nossa própria maneira.

3. "Você é gordo/feio/burro"

Nossos filhos acreditam em tudo o que falamos. Nós somos sua fonte mais confiável de informação e também a maior fonte de amor. Não prejudique a autoestima de seus filhos com adjetivos negativos. É melhor reconhecer seus pontos fortes ao invés de enfatizar o negativo.


4. "Eu tenho vergonha de você"

O seu filho tem a tendência de chamar atenção em público, como gritar, brincar, correr e cantar para todos ouvirem. Talvez só precise de mais atenção. Não diga coisas como essa na frente de seus amigos e nem em particular. Por que não planejar um espetáculo em casa onde ele seja a estrela principal? Talvez descubram seu lado artístico ao fazer isso e divirtam-se em família.


5. "Eu queria que você nunca tivesse nascido"

Eu não consigo pensar em algo pior que alguém poderia dizer a uma criança. Nunca, em nenhuma circunstância, diga isso a seus filhos, nem sequer de brincadeira. Todos precisamos saber que somos desejados e queridos, independentemente dos erros que cometemos.


6. "Eu cansei, não te amo mais"

Às vezes, sem perceber, caímos nos jogos de palavras de nossos filhos. Sua filha de três anos está frustrada porque não pode comer outro potinho de sorvete no jantar. Depois de explicar a ela várias vezes porque ela não deve fazer isso, ela fica brava, chora e diz que não te ama. A resposta mais fácil seria pagar na mesma moeda, mas isso só prejudica sua filha. A reação correta seria explicar novamente porque ela não pode comer mais sorvete e lembrá-la de que você sempre irá amá-la, mesmo que ela esteja muito brava com você. Ela aprenderá muito mais do que você imagina com esta lição.


7. "Não chore, não é nada sério"

"Quão grandes podem ser os problemas das crianças? Elas são apenas crianças, elas não têm preocupações, tristezas, decepções e medos." Este é um erro que como adultos cometemos com muita frequência. As crianças têm tanta ou maior capacidade emocional quanto um adulto.


A diferença é que elas não podem expressar-se e acalmar a si mesmas como nós. Então, de alguma forma, seus problemas não seriam ainda maiores? Nunca menospreze um medo, um arranhão, uma dúvida, um conflito pelo qual seu pequeno está passando. Ajude-o a superar o problema e a reagir de forma saudável.


Com pequenos ajustes e sempre considerando os sentimentos e bem-estar de nossos filhos, podemos evitar estas frases tão prejudiciais e ter uma relação de amor, proteção e bem-estar no lar.


Frases ditas no lar que estão destruindo seus filhos

Cuidado com o que diz ao seu filho. Tudo o que você diz tem um peso enorme na sua autoestima, na sua forma de ser e estar, nas suas atitudes, etc. Existem frases negativas que jamais os pais devem dizer aos filhos.


Devem ser eliminadas do seu repertório porque machucam às crianças. Além disso, quando se dizem estas frases diante de outras pessoas, produz-se humilhação e baixa autoestima, e a atitude negativa fica ainda mais reforçada na criança. Ofender, não é educar.


Frases negativas contra seu filho – Atitude promovida

(Frases ditas pelos pais aos seus filhos) (nos filhos):

Você é um bagunceiro – A bagunça

Sempre você gosta de chatear – Chatear ainda mais

Assim você não chegará a lugar nenhum - Desamor

Não gosto mais de você – Desamor

Aprenda com o seu irmão – Ciúmes

Vai ficar de castigo – Tristeza, vingança

Sempre você está brigando – Eu gosto de brigar

Fique longe de mim…não quero te ver – Desamor

Você não sabe ficar quieto – Sou nervoso

Você me mata de desgosto – Temor, desamor

Sempre você está brigando – Eu sou assim

Cada dia você se comporta pior – Sou assim, sou mau

Você é um mentiroso – Eu gosto de mentir

Não sei quando vai aprender – Tristeza. Não posso

Você não me ama – Desamor. Tristeza

Assim você não terá amigos – É verdade

Vou dizer ao papai quando ele chegar – Temor. Tristeza

Se você continuar assim, vou te castigar – Temor


Como evitar ofensas aos filhos

a) Quando se dizem essas frases, diante de outras pessoas se produz humilhação, e a atitude negativa fica mais reforçada.


b) É aconselhável ir usando essas frases cada vez menos.


c) Faça o seguinte exercício: Acrescente mais 10 frases, além das que já usam em casa, observe-as, e verifique que tipo de atitude elas podem estar promovendo no seu filho.

Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png
Logo Whats.png
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey G+ Icon

© 2015 Mentoria de Pais  |  Márcia Girardi  |  Todos os Direitos Reservados