top of page

Como Melhorar a Timidez

Ajustando a perspectiva

1. Pratique a objetividade. Se estiver sentindo que não vai conseguir fazer algo, saia da sua pele por um momento e imagine que é uma pessoa completamente diferente. Pense sobre o que diria a outra pessoa nessa situação. Por exemplo, se você estiver nervoso antes de ir para uma festa onde não conhece muita gente ou de fazer uma entrevista para um emprego novo, pense sobre os conselhos que daria para alguém em uma situação parecida. Se conseguir pensar desse ponto de vista, verá que não tem nada a temer. Você terá sucesso se mantiver isso em mente.


2. Escreva seus medos. Escreva tudo que está lhe assustando e todos os fatores que fazem você achar que não vai conseguir realizar o que quer. Leia o que escreveu e se pergunte o que é racional e o que é produto de pensamento negativo. Tire algum tempo para pensar qual é a raiz de seus medos – pode ser fazer papel de bobo, desapontar seus pais ou não ter a vida que quer. Veja quantos medos pode enfrentar e quantas soluções positivas pode encontrar para eles.

É perfeitamente natural ter medo de falhar ou de se sair mal em uma situação. Todo mundo sente esse medo de vez em quando. O que não é natural é ser tão assombrado pela preocupação a ponto de não conseguir fazer nada.


3. Lembre-se de todo o sucesso que já conseguiu. Em vez de se concentrar em todas as vezes que passou vergonha, falhou ou apenas fez papel de bobo, pense bem em todas as vezes em que se saiu muito bem. Pense nas realizações na escola, nas grandes amizades ou em situações aleatórias em que fez um grupo de pessoas rir devido ao seu senso de humor. Quanto mais situações positivas lembrar, mais ficará confiante de que outras virão no futuro.

É uma boa ideia escrever sobre os seus sucessos depois que acontecerem. Mantenha um diário de sucessos em sua mesa e escreva as realizações das quais se orgulha e memórias queridas. Quando se sentir incapaz de fazer qualquer coisa, como se não pudesse fazer nada direito, veja sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa capaz e fantástica.


4. Pergunte a si mesmo "Qual é a pior coisa que pode acontecer?". Seja realista na hora de responder. Não é o fim do mundo se você escolheu um corte novo de cabelo e as pessoas não gostaram. Se você odiou o resultado, adivinha? Cabelo cresce. Não deixe esses aborrecimentos bobos impedirem-no de tentar fazer coisas diferentes. Depois que perceber que o pior não é tão ruim, você provavelmente será dinâmico e correrá riscos.

Se não souber dizer quando suas respostas deixaram de ser razoáveis e começaram a ser ridículas, tente pedir a opinião de alguém que você considere sensato. A pessoa pode dizer se o seu pior cenário é real ou exagerado.


5. Agora se pergunte "Qual é a melhor coisa que pode acontecer?". Isso é algo que as pessoas inseguras não fazem o suficiente. Vamos fazer de conta que você está nervoso porque vai sair pela primeira vez com alguém que não conhece direito. O melhor que pode acontecer é que você e a pessoa se entendam bem e comecem um relacionamento significativo e satisfatório. Será que isso não vale a tensão do encontro? Apesar de nem sempre o melhor acontecer, ter isso em mente pode ajudar a fazer coisas novas com uma mentalidade positiva.

Antes de começar a fazer alguma coisa, você pode anotar o melhor cenário possível ou as três melhores coisas que podem acontecer, para que estejam frescas em sua memória quando for necessário.


6. Lembre-se de suas qualidades positivas. Para se manter seguro, você precisa de ter as qualidades positivas bem na sua frente. Faça uma lista de tudo que ama sobre você mesmo, desde a amizade até a inteligência, e tenha isso em mente quando se envolver com alguém. Pessoas inseguras tendem a se concentrar apenas nas piores partes de si mesmas, o que faz elas se sentirem infelizes com quem são.

Quando você olha apenas para suas características negativas, para de ver as positivas. Se você tiver sido duro consigo por muito tempo, pode ser difícil pensar em qualquer coisa positiva digna de nota para começar.


7. Converse com você mesmo de maneira positiva. É especialmente difícil notar a conversa interna negativa se ela já acontece há muito tempo. Se você estiver sempre pensando que é um perdedor, um fracassado ou que não consegue fazer nada direito, estará fadado a se sentir dessa forma para sempre. Em vez disso, pense sobre você mesmo de forma positiva para começar a tratar tarefas novas com uma mentalidade positiva e com o desejo de se sair bem.

Um exercício útil para ficar mais confortável com conversa interna positiva e dominar sua auto-sabotagem é dizer duas coisas sinceramente boas sobre si para cada coisa ruim. Elas não precisam estar relacionadas.

Por exemplo, se você queimou sua língua porque não esperou o suficiente para o café esfriar e pensar: "Presta atenção, idiota!", lembre também que: "Mas você joga tênis bem e tem um ótimo senso de humor". Pode parecer estranho, mas você muda sua atitude quando se elogia.


8. Reflita sobre por que diz "não" para si. Comece a dizer sim com mais frequência. Em vez de mostrar a si mesmo as razões para dizer não para uma nova experiência, tente explorar o que pode acontecer se você disser sim. Mesmo se todas as suas respostas negativas forem verdadeiras, o cenário do sim pode levar a acontecimentos novos e inesperados. Se você se machucar um pouco depois de dizer sim para uma nova experiência, pode se recuperar e ter uma outra no seu cinto de habilidades. Se não sair nada de interessante disso, você pode ficar feliz de pensar que é o tipo de pessoa positiva e extrovertida que está disposta a tentar coisas novas.

Se um amigo da sua aula de música abordá-lo e disser que quer começar uma banda e convidá-lo para participar, sua resposta automática pode ser: "De jeito nenhum, eu nunca estive em uma banda e com certeza não sei como ter sucesso em uma – além disso, não me vejo como um músico e não faz muito tempo que comecei a estudar e...".

Nessa linha de pensamento, antes de qualquer coisa acontecer, você já se fechou e evitou explorar o potencial da ideia. Você pode fazer uma amizade e conhecer outras pessoas, ter uma experiência interessante e uma história para contar. Diga sim e veja até onde os acontecimentos levam você.

Quando estiver inseguro a respeito de um relacionamento, tente usar alguns dos passos acima. Encontrar felicidade por conta própria também ajuda. Se você for uma pessoa feliz no geral, possivelmente fará outras pessoas e seu companheiro felizes, o que deixará você confiante e longe da insegurança.


Tomando uma atitude

1. Escolha companhias estimulantes. Preste atenção em seus amigos e suas atitudes em relação aos outros, a eles mesmos e a você. Se você começar a notar que a maioria dos seus amigos é muito crítica, criticando roupas, corpos, decisões, falas ou comportamentos diariamente, você pode precisar procurar companhias que julguem menos. Tente encontrar pessoas que tenham coisas boas a dizer sobre os outros e não julguem de cara.

Apesar de estar tudo bem em ter alguns amigos negativos, se você estiver cercado por negatividade, mesmo se ela não estiver direcionada a você, os efeitos estão sendo absorvidos. Mesmo se o seu amigo estiver comentando sobre como o penteado de alguém parece ridículo, você se sentirá errado ou perdendo confiança em sua própria opinião se gostar de tal corte.


2. Perdoe mais. Não faça julgamentos rápidos. Tentar colocar os outros para baixo pode parecer uma forma de se colocar para cima. Na verdade, toda vez que você diminui, também está criticando uma qualidade que possui e está se derrubando junto. Em vez de fazer isso, coloque os outros para cima. Você terá mais sorte em fazer amigos e ter relacionamentos significativos e também estará se tornando uma pessoa melhor.

Se você se pegar condenando as falhas ou decisões de outras pessoas, pense em por que está fazendo isso. Se o seu pensamento inicial for "porque eles estão errados", pense um pouco mais. Por que está errado? Em que contexto? É o seu contexto cultural ou como você foi criado que fazem você pensar assim?

Será que alguém de outro país ou outro contexto cultural se sentiria da mesma forma? Só porque alguém está fazendo algo diferente de você ou está vivendo de uma maneira que não escolheria, isso não torna a pessoa automaticamente errada.


3. Faça pelo menos uma coisa excitante todos os dias. Não precisa ser nada perigoso, apenas vá até uma parte da cidade que nunca visitou sozinho ou entre em uma loja aleatória e veja o que encontra lá. Converse com o vendedor. Quanto mais experiências novas e excitantes você acumular, mais tende a se empolgar com a vida em vez de ter medo do novo. Se você souber que é capaz de fazer algo excitante todos os dias vai parar de pensar que tudo o que tentar fazer será um fracasso.

Se você não estiver confortável com sua aparência, tente visitar uma loja diferente das suas escolhas normais e comprar roupas que não combinam com seus gostos. Ria do seu visual no espelho. Você pode acabar encontrando algo que inesperadamente fique bom em você. Caso não encontre nada, ainda tem suas roupas atuais, que parecerão um pouco menos ridículas agora. Experimente coisas novas sempre que puder!


4. Lide com os defeitos que puder resolver. Se odiar suas sardas ou o som da sua voz, pode não haver muito a fazer sobre isso. Se você tiver defeitos que não puder mudar, trabalhe para aceitá-los melhor. Mas se houver coisas que você pode mudar, como ficar estressado facilmente, falta de compaixão ou de convicção, comece a lidar com o que pode trabalhar. Todos nascemos com determinada disposição e é difícil se transformar completamente, mas você definitivamente pode trabalhar para melhorar algumas qualidades.

Se você começar a agir para melhorar o que não gosta em você, logo começará a se sentir mais seguro.

Ninguém disse que ia ser fácil descobrir o que quer mudar em você mesmo e começar a agir. Mas é melhor do que a alternativa: ficar se lamentando para sempre sobre o que não gosta sem levantar o dedo para fazer alguma coisa.


5. Pare de se comparar com os outros. Uma das melhores formas de se sentir inseguro é se comparar com outras pessoas que você conhece ou vê na televisão. Fazer isso é uma forma garantida de se sentir feio, pobre, fracassado ou de outras formas pouco favoráveis só porque acha que nunca poderá chegar ao mesmo nível delas. Em vez de fazer isso, se concentre no que tornaria sua vida melhor de acordo com seus próprios padrões.

Com um pouco de esforço sempre é possível encontrar alguém mais saudável, rico e inteligente do que você. Mas há grandes chances de que muitas pessoas gostariam de ser mais parecidas com você de algumas formas também. A grama do vizinho sempre é mais verde e quem você acha que é perfeito e tem tudo sob controle pode estar desejando ser outra pessoa.


6. Converse com um amigo próximo. Uma forma de superar inseguranças é falar sobre elas com amigos íntimos. Ter alguém que te conhece e entende pode ajudar a ter uma perspectiva imparcial e sentir que seus medos e preocupações são irracionais. Um bom amigo vai te animar, dizer que você pode atingir seus objetivos e pode ajudar a dissipar a negatividade e dúvida que rondam sua vida. Algumas vezes, falar sobre algo é metade do caminho para resolver o problema. Você pode estar se sentindo pior porque está guardando as inseguranças para si.


7. Trabalhe para ser excelente em algo. Se quiser se sentir bem sobre você mesmo, seja bom em alguma coisa. Pode ser dançar, escrever contos, pintar, contar piadas ou ser um expert em línguas estrangeiras. Não importa o que seja, o que importa é que você dedicou tempo e energia para poder dizer “Eu sou muito bom nisso”. Se esforçar para ter sucesso e se comprometer a fazer algo regularmente pode definitivamente ajudá-lo a se sentir bem sobre você mesmo.

Só para deixar claro, seu objetivo não é ser o melhor jogador de futebol no campo ou o melhor aluno na aula de matemática para impressionar outras pessoas. Faça isso para ter orgulho de si mesmo.


8. Aprenda a rir de você mesmo. Em geral as pessoas inseguras se levam muito a sério. Estão sempre preocupadas com fracasso ou vergonha. Quem tem um bom senso de humor em relação a si mesmo e entende que todos fazem papel de bobo de vez em quando tende a ser mais seguro porque aceita que vai errar às vezes e tudo bem. Você deve aprender a rir de si mesmo e fazer piadas se algo correr diferente do planejado em vez de se preocupar com ter sucesso sempre. Será um grande alívio encarar o dia com mais risadas e menos preocupações sobre tudo sair perfeito.

Isso não significa que você deve ser super auto-depreciativo e rir às suas próprias custas toda hora. Você deve pegar leve com si e se perdoar; se conseguir rir de você mesmo, as pessoas se sentirão mais confortáveis perto de você porque não ficarão com medo de ofendê-lo o tempo todo. Você se sentirá mais confortável com sua própria pessoa.


9. Colete o máximo de informação possível. Você pode estar se sentindo inseguro porque odeia lidar com incertezas. Você pode não saber o que esperar da festa, da aula nova ou de uma viagem com pessoas que você não conhece. Não é possível prever o que pode acontecer em dada situação, mas você pode se sentir um pouco melhor coletando mais informações para se sentir mais no controle. Isso vai ajudar a sentir mais segurança sobre o que vai acontecer.

Por exemplo, quando for a uma festa, tente descobrir quem vai também, o que as pessoas farão lá, o tipo de roupa, etc, para ter uma noção melhor do que esperar. Se você estiver com medo de fazer uma apresentação, descubra quantas pessoas estarão lá, como é a sala, quem vai se apresentar e assim por diante para que haja menos fatores surpresa para preocupá-lo.


10. Lembre que você não está sozinho.

Você pode sentir que é a única pessoa no mundo que está constantemente duvidando de si mesma ou que não se encaixa. Mas lembre que todo mundo já se sentiu inseguro uma vez ou outra, mesmo super modelos ou empresários extremamente bem sucedidos. A insegurança faz parte da vida e parar de se sentir inseguro sobre sua insegurança é o primeiro passo para se sentir melhor! Todos se sentem inseguros por algum motivo e suas dúvidas são perfeitamente normais. Saber disso é meio caminho andado para o bem-estar.


Sugestões Escolha um passatempo ou atividade interessante e pratique o máximo possível. Pode ser individual ou em grupo. Mesmo se você não for bom no começo ou não se sentir como um profissional depois de algum tempo, dê uma chance para si mesmo ou aproveite para estreitar seu relacionamento com o grupo. Alguns exemplos de atividades regulares são: esportes, trilhas, tricô, leitura, fotografia, pintura, tocar instrumentos musicais, colecionar insetos, aprender um idioma ou programa de computador ou se voluntariar na comunidade.

Se estiver com vergonha, ria de si mesmo e seja feliz. Ficar bravo ou se condenar em silêncio por muito tempo apenas destrói suas chances de apreciar o que estiver fazendo e te deixa sensível com a situação. Se você rir, pode seguir em frente e continuar tentando se divertir.

Se alguém estiver te criticando, se afaste e pense objetivamente: “O que eles estão dizendo é válido? Eles pensaram sobre isso de ângulos diferentes? Eles entendem meu ponto de vista? Eles estão oferecendo uma solução ou apenas tentando me fazer sentir pior?”. Se coloque no lugar da outra pessoa.

Tente ajudar outras pessoas, mesmo que de forma 'simples' – “Isso cria uma sensação de confiança e de ser querido. Se comunicar fazendo ou trabalhando em coisas junto traz uma sensação de motivação e alegria interior e faz você se sentir querido pelos outros e por você mesmo.

A autoconfiança leva um pouco de tempo para se recuperar para um nível saudável e flutua com frequência. Pode levar anos até que você perceba que mudou. Apenas acredite que está mudando e faça o melhor que puder.

Coisas ruins acontecem e você vai se machucar, mas isso é verdade caso você esteja vivendo ou fugindo da vida. Você não pode mudar esse fato, mas pode mudar sua atitude. Fazer isso muda sua vida inteira.




Guia_Paciência_post.jpg
Lista VIP post.jpg
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Conheça Método.png

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Nome

WhatsApp

Email

bottom of page